O Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) reuniu, ontem (12.05), representantes de diversas universidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), para reflectir sobre o uso da Inteligência Artificial Generativa (GENAI) em pesquisas de instituições do ensino superior.
O encontro contou com a participação do Magnífico Reitor da UEM, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior e tinha como principal objectivo induzir a criação de uma Comunidade PALOP dedicada à colaboração científica e tecnológica no uso de Inteligência Artificial Generativa aplicada à Engenharia de Software.
Nas suas notas introdutórias, o Director do CIUEM, Doutor Luís Neves Domingos, destacou que o encontro foi fruto directo de uma necessidade observada no contexto do projecto ICT4Dev, que tem colocado a UEM, através do Centro de Informática e outras unidades orgânicas da universidade, em diálogo sobre os caminhos da transformação digital com impacto real no desenvolvimento.
O Director do CIUEM acrescentou ainda que espera que este seja um ponto de partida para acções conjuntas nos PALOP e com os parceiros do Sul e do Norte do país.
Por sua vez, o representante da Politécnico de Milão, Dr. Luís Luciano Baresi disse que, durante os quatro anos em que o projecto ICT4Dev foi implementado na Universidade Eduardo Mondlane, foi possível produzir resultados satisfatórios para ambas as partes e que através do mesmo projecto pôde perceber como outros países lidam com engenharias de software no contexto da Inteligência Artificial Generativa (GenAI).
Para desenvolver ainda mais os conceitos sobre a GenAI e sua aplicabilidade no ramo das pesquisas educacionais, o Keynote Speecher, Investigador em Engenharia de Software do Instituto Federal de Alagoas (Brasil), Leonardo Fernandes, falou sobre os desafios da implementação da GenAI na academia, destacando a importância de capacitar os docentes para lidarem e usarem estas ferramentas em seu benefício, conhecendo seus limites e perigos.
O encontro da Comunidade dos PALOP terminou com uma sessão de workshop entre os presentes sobre as boas práticas e inovação em Engenharia de Software assistida por GenAI, bem como a identificação e mapeamento de potenciais iniciativas de cooperação.
Estiveram presentes diferentes individualidades representando as seguintes Instituições:
Eng. José Chicote Victor Angola- Instituto Superior Politécnico do Bié (Angola)
Eng. Marcelo Correia Cabo Verde-Universidade de Cabo Verde
Sr. Ricardo Paulo N´tchura Bedum Guiné-Bissau-Universidade Amílcar Cabral
Eng. João Neves Capela Pontífice São Tomé e Príncipe-Universidade de São Tomé e Príncipe
Mestre Rúben Manhiça Moçambique-Universidade Eduardo Mondlane.
Instituto Superior Politécnico do Bié Entrelaçando o Conhecimento!🤝





